Todas as Categorias

Leite materno: mini guia prático para todas as mamães

Todos os anos, é celebrada a Semana Nacional da Doação de Leite Humano, a ser comemorada na semana que inclui o dia 19 de maio, que é o Dia Nacional da Doação de Leite Humano. Por isso, a Zip preparou um mini guia sobre o leite materno!

Quer você queira amamentar ou doar, esse guia vai te ajudar com dicas práticas. Confira!

Eu preciso preparar o bico para amamentar?

Em primeiro lugar, para garantir que a amamentação será bem feita, é preciso tomar cuidado com os mamilos.

A não ser que seus seios apresentem rachaduras, eles devem ser lavados apenas com água, a fim de manter sua hidratação natural.

Além disso, é indicado o uso de um sutiã de algodão, bem confortável e com boa sustentação.

Por outro lado, antes mesmo de o bebê nascer, algumas coisas podem ser feitas para ajudar no período de amamentação. Por exemplo, para evitar rachaduras, a grávida pode tomar 15 minutos de sol matinal. Além disso, fazer massagem nos seios pode ajudar com que o mamilo fique mais evidente, o que vai ajudar na sucção.

Entretanto, não é necessária nenhuma preparação especial logo antes da amamentação. Não é preciso, nem recomendado, o uso de hidratantes ou óleos nos mamilos.

Como deve ser a pegada do bebê?

Para que ele aproveite todos os benefícios da amamentação, a pegada é importante. Por isso, a mamãe deve ficar atenta e, assim que notar que a boca do bebê está totalmente aberta, ela deve ajuda-lo a pegar.

A aréola, área circular que envolve o mamilo, deve estar na boca do bebê. A mãe pode ajudar na liberação do leite ao espremer suavemente a aréola.

Colostro é o nome dado ao primeiro leite materno.

Trata-se de uma substância especial, um fluido de cor amarelada. Ele é repleto de proteínas e anticorpos que servem para aumentar a imunidade do recém-nascido.

Não estranhe ao notar cor e consistência diferentes no primeiro leite, pois é normal.

Existe uma posição certa para mamar?

O mais importante na hora de escolher uma posição para amamentar é o conforto para a mãe e para o bebê. Certifique-se que o corpo e a cabeça da criança estejam alinhados. Além disso, escolha um lugar que ofereça apoio para o seu corpo, de forma que você possa apoiar a coluna e os cotovelos. Se você estiver confortável, tudo será mais fácil!

Para que o bebê também fique confortável, use o Travesseiro Multiuso Nino, da Zip. Ele é confeccionado em tecido antialérgico e super macio. Fazer isso ajudará que a criança fique na altura do peito sem que você force os braços!

Por quanto tempo o bebê deve ficar sugando o leite materno?

De forma geral, é necessário apenas 15 a 30 minutos corridos de amamentação, geralmente de 3 em 3 horas. Porém, não se apegue ao tempo, pois isso pode variar.

Algumas dizem que é preciso que o bebê mame por tempo suficiente até que um determinado tipo de leite saia, porém, isso é um mito. O melhor é observar os sinais que o bebê fornece.

Para saber se o bebê está mamando bem, observe se há boa transferência de leite materno. Veja se ele está dando goladas ou apenas sugando ar. Essa observação também é válida para saber quando trocar de peito.

Por outro lado, se o seu bebê continua irritado e sugando os dedos, mas sem querer permanecer no peito, algo está errado. Se o bebê demora muito para mamar e ainda assim sente fome, observe se você sente dor ao amamentar e se o bebê não está ganhando peso. Se isso acontecer, procure ajuda médica!

Ademais, é importante ressaltar que o aleitamento via leite materno deve ser exclusivo até os 6 meses de vida. Após esse período, é possível complementar a alimentação do bebê com alimentos variados até que ele complete 2 anos.

Por que o meu bebê dorme durante a mamada?

É comum que o bebê durma durante a mamada, em especial os recém-nascidos. Entretanto, se isso se tornar um hábito, pode prejudicar a alimentação e crescimento da criança.

Nesses casos, primeiro tente acordar a criança de forma suave. Faça isso mexendo na cabeça, com cócegas nos pés ou trocando a fralda.

Outra opção é segurar a mama que o bebê está sugando. Dessa forma, quando ele começar a dormir, faça movimentos para dentro e para fora. Isso fará com que o jato de leite atinja a boca do bebê e ele acorde – mas, é claro, com muito cuidado.

Entretanto, se nenhuma dessas dicas funcionar e o bebê continuar a perder peso, procure ajuda. Lembre-se: você não está sozinha!

Quais são os maiores benefícios da amamentação?

Destacamos, em seguida, alguns dos benefícios da amamentação:

  • Bebês que são amamentados se tornam adultos mais inteligentes;
  • Além disso, os bebês amamentados apresentam menores chances de desenvolver diabetes;
  • A amamentação é o alimento mais completo para o bebê, prevenindo a desnutrição e a fome;
  • A cada ano que amamenta, a mulher tem 6% menos de chance de ter câncer de mama.

Como posso doar leite materno?

Além do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, no dia 1° de agosto é comemorado o Dia Internacional da Amamentação.

Para que a mulher seja aprovada para doação do leite materno, é preciso que ela esteja saudável, produzindo mais leite que o necessário e não esteja fazendo uso de medicamentos que a impeçam de doar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *